textos

diárias de bordo

Brinquedo Vivo

Brinquedo Vivo
29/02/2020

 

Organização sem fins lucrativos que busca resgatar o lúdico presente em um acervo de mais de 5 mil obras de diversas regiões do Brasil, o Instituto Brinquedo Vivo (http://brinquedovivo.com.br/), com sede em São Paulo, SP, foi criada pelo médico radiologista infantil Roberto Avritchir. Há dez anos, esse amante do ato de brincar vem ganhando e comprando brinquedos e peças de artesanato relacionadas ao lúdico.

A principal paixão do colecionador, além dos objetos em si mesmos, está no diálogo com esses artistas, conhecendo suas histórias de vida e processos de criação. O Instituto se mistura com a figura de seu fundador, que, nascido em São Paulo em 1961, desde criança gostava de passear pela região do Centro, Anhangabaú, Sé e Liberdade, conversando e interagindo com as pessoas, principalmente com músicos e palhaços de rua, sempre disponíveis para dividir com ele suas histórias.

Avritchir colecionava chaveiros, caixinhas de fósforo e era apaixonado por um trator-triciclo que pedalava pelas ruas do Bairro de Campos Elíseos. Escoteiro, quando viajava trazia sempre lembranças, como Ioiô, bilboquês, carrinhos e outros brinquedos. Adulto, em suas viagens, foi incorporando novas histórias de artesãos, cujos trabalhos vai progressivamente incorporando ao acervo da ONG, hoje reunido em condições precárias de manutenção num galpão no bairro da Barra Funda.

O acervo do Instituto Brinquedo Vivo é um universo em que se torna possível refletir como manifestações artísticas associadas ao brincar são essenciais para um melhor entendimento da humanidade em sua capacidade de interpretar o mundo.

Obras de arte associadas a diversas manifestações populares, como o folclore e o circo, constituem portas de entrada para uma melhor compreensão da cultura do país, oferecendo chaves que auxiliam a observar realidades que estão desaparecendo numa sociedade cada vez mais tecnológica, onde o simples brincar em si mesmo vem perdendo progressivamente espaço.

 

Texto publicado com o título "O resgate do brincar"em Novo Momento (24/6/2019) https://www.novomomento.com.br/o-resgate-do-brincar/ 

Texto publicado com o título "A importância do brincar" em Portal Splish Splash (7/2/2018) https://www.portalsplishsplash.com/2018/07/a-importancia-do-brincar.html

 

Texto publicado com o título "A importância do brincar" em A província (5/7/2018) https://www.aprovincia.com.br/vida-provinciana/vox-populi/ideias/importancia-do-brincar-26023/

 

VEJA VÍDEOS

Brinquedo Vivo

Apresentação - 4m 56s -  https://bit.ly/3afv3QR

Reportagem sobre Acervo - 22m 12s - https://bit.ly/2wxIv3V

Vídeo Completo com Apresentação e Artistas- 2h21m -  https://bit.ly/39eVAh2

 

VEJA VÍDEOS SEPARADOS POR ARTISTAS do ACERVO DO BRINQUEDO VIVO (em ordem alfabética)

Benito - 9m 14 s - https://bit.ly/3ck4U5h

Bibiu - 6m 35shttps://bit.ly/2Vx4t1F

Bila - 9m 47 s – https://bit.ly/3976UvI

Edilson Bezerra Noca (Ginga) - 6m 32 s -  https://bit.ly/2PCF6Yi

Efigênia Rolim - 9m 16 s -  https://bit.ly/2Px993G

Elson Sposito - 6m 44 shttps://bit.ly/2PCy4CZ

Ermírio José da Silva (Mestre Miro) -  9m 16 s https://bit.ly/2I6bKgP

Getúlio Damado - 7m 24 shttps://bit.ly/2I3qu09

Jaílson Silva do Nascimento - 7m 29s https://bit.ly/2uKEQPY

Jair dos Brinquedos - 12m 22s - https://bit.ly/3cj0qMj

Laércio Laerte - 8m 03shttps://bit.ly/2TmX8iq

Márcio Lira - 6m 49s - https://bit.ly/2vrfOpj

Milton Cruz -  10m 45shttps://bit.ly/32AFa08

Paulo Roberto Carneiro - 8m 14 shttps://bit.ly/2Tq2yJF

Raimundo Batista de Oliveira - 11m 45s - https://bit.ly/2VzdlE4

Zé Gomes da Silva -  6m 12s - https://bit.ly/32D0LF1

 

TEXTOS SOBRE BRINCAR

Por que Brincar? - https://oscardambrosio.com.br/textos/1198/por-que-brincar?

Publicado em Correio da Notícia (21/2/2020): https://www.regiaohoje.com.br/ler-coluna/603/para-discutir-educacao.html

 

Brincadeiras entre pais e filhoshttps://oscardambrosio.com.br/textos/1199/brincadeiras-entre-pais-e-fihosPublicado em Correio da Notícia (9/3/2020): https://www.correiodenoticia.com.br/coluna/brincadeiras-entre-pais-e-filhos/

 

Brincar sozinho ou em grupohttps://oscardambrosio.com.br/textos/1206/brincar-sozinho-ou-em-grupo?Publicado em Portal Pizón (7/3/020): https://pinzon.com.br/brincar-sozinho-ou-em-grupo-e-o-artigo-de-oscar-dambrosio/Portal SEGS (11/3/2020): https://www.segs.com.br/educacao/220227-brincar-sozinho-ou-em-grupo

 

BIBLIOGRAFIA GERAL SOBRE O BRINCAR E SOBRE ARTE NAIF

ALVES, R. Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994.

ANTUNES, C. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Editora Vozes, 2003.

AQUINO, F. de. Aspectos da pintura primitiva brasileira. Rio de Janeiro: Editora Spala, 1978.

ARDIES, J. A arte naïf no Brasil. Textos de Geraldo Edson de Andrade. São Paulo: Empresa das Artes, 1998.

ÁRIES, P. História social da infância e da família. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986.

BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BARROS, C.S.G. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática 1987.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.

BETTELHEIM, B. Uma vida para seu filho. Rio de janeiro, Campus,1988.

BROUGERE, G. Brinquedo e cultura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CALLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CARNEIRO, M. A. B. e DODGE, J..J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007.

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

CORAZZA, S. M. Infância & educação: era uma vez – quer que eu conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002.

CRAIDY, C. M. org; KAERCHER, G. E., org. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo. Scipione, 1991.

D’AMBROSIO, O. Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.

KISHIMOTO. Brinquedo e brincadeira. In SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (org.) 4 ed. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: vozes, 2000.

KLINTOWITZ, J. Arte ingênua brasileira. São Paulo: Banco Cidade, 1985.

KUHLMANN JR. Infância e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 1998.    

MACHADO, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: Loyola, 1994. 5ª edição.

MALUF, A. C. M. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

MEIRA, A. M. A cultura do brincar. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. (Dissertação de Mestrado)

MIMESSI, J. N. Pintura primitiva (naïve): resultados de uma pesquisa. Assis: Edição do Autor, 1991.

NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Conteúdo: v. 1. Simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

OLIVEIRA, V. B. de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA Z. M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, E. Tadeu et al. Pandelelê: Arquivo lúdico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997. Coleção ‘Quem Sabe Faz’.

PERROTTI, E. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMAN, Regina (org). A produção cultural para a criança. 4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança – imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1990.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RODULFO, R. O brincar e o significante: um estudo psicanalítico sobre a constituição precoce. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

ROZA, E. S. Quando o brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

SANTOS, S. M. P. dos (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: vozes, 1997.

SANTOS, S. M. P. dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed.  Vozes, Petrópolis, 2002.

SCHENBERG, M. Pensamento em arte. São Paulo, Nova Stella, 1988.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.

VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995.

WINNICOTT, D.W. A criança e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

ZANLUCHI, F. B. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.