textos

diárias de bordo

Carolina Saidenberg

Fantasias possíveis
Carolina Saidenberg
13/04/2018

Uma das fascinações das artes visuais é que, por meio das imagens, somos estimulados a sonhar. É possível vislumbrar novos mundos, repletos de possibilidades, que podem apontar para uma outra realidade, onde tudo é permitido desde que seja mantido a capacidade de conservar os sentidos bem abertos, aptos a captar variadas sensações.

 

A pintura de Carolina Saidenberg atua justamente nesse nível das percepções. Suas imagens mesclam aspectos do urbano, do feminino e da arte circense para criar interpretações líricas em que surge uma lógica interna, que estimula justamente o onírico de cada um a encontrar novas visões de si mesmas e do entorno.

 

Se a atmosfera densa de edifícios e ruas estreitas pode parecer uma caótica prisão, o enigma do feminino, na sedução da beleza encantadora e de um perigoso mistério, e as surpresas que a arte circense comporta apresentam, a cada trabalho, a entrada num fascinante mundo de infinitas fantasias possíveis.

 

Os aspectos explorados do circo são os do desafio da vida: manter o equilíbrio perante o perigo e o sorriso no rosto quando a vontade é de chorar. Essas percepções de mundo transformam cada construção visual de Carolina Saidenberg num portal de emoções, no qual as imagens conduzem a penetrar em nossa própria consciência.

 

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura.