textos

diárias de bordo

Eduardo Schamó

Jogo de possibilidades
Eduardo Schamó
18/03/2018

Argentino radicado em São Paulo, SP, o pintor e escultor Eduardo Schamó tem como principais características de seu trabalho o ludismo e a criatividade. Suas obras não são feitas para serem olhadas passivamente. Pelo contrário, ganham interesse justamente por exigir a participação de cada observador.

 

Seus desenhos e pinturas trabalham texturas e elementos geométricos de modo a construir desafios visuais. Nas esculturas, feitas em boa parte a partir de objetos de isopor utilizados em embalagens de produtos de porte médio, como eletrodomésticos, surgem novos jogos e possibilidades.

 

Colagens e interferências integram o cotidiano plástico do artista. Seu processo criativo começa no esboço da criação, ganha força na obra em si mesma e se amplia infinitamente na recepção. Nesse raciocínio poético, a obra só existe quando o público é mobilizado internamente a participar.

 

Eduardo Schamó questiona assim o sentido da arte contemporânea em suas complexas relações entre o criador, o trabalho produzido e o público. Esse triângulo traz surpresas que, parodiando Shakespeare, a “própria razão desconhece”. E daí decorre um fascínio indagador.

 

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura