
Lado a Lado
Plini F
Escultura modelada em argila e fundida em bronze
34 x 17 x 17 cm
Esculturas têm um alfabeto próprio. O processo de modelagem é análogo ao de escrever letras que formam silabas. O conjunto funciona como um texto, a ser lido de acordo com a habilidade de cada observador.
A representação do casal proposta por Plini F se caracteriza pela união e pela verticalidade em um movimento visual em que a beleza é atingida pelo posicionamento dos corpos. A pretensa e sombria gravidade das esculturas mais acadêmicas e tradicionais é substituída pela interação, de modo que um personagem se integra ao outro, parecendo fazer parte dele.Ambos passam, portanto, a ser um só, em uma delicada dança no espaço.
Não há a exaltação e o triunfo da técnica, mas um ato criativo de devoção à elegância que dota à peça uma luz própria, de modo que cada gesto do ato do fazer contribui para o sentido da obra como um ato de afeto e de carinho entre os personagens representados.
A obra não busca, portanto, estabelecer verdades, mas encontrar a maneira de expressas as perguntas mais adequadas sobre a melhor maneira de representar elos entre pessoas. Achar essa solução demanda um processo criativo em que as memórias afetivas do tema, as técnicas empregadas e a capacidade de oferecer algo que manifeste princípios arquetípicos no contato fícico e emocional entre pesoas gere uma comunicação emocional e racional com o observador.
Oscar D'Ambrosio