Ao dialogar com os trabalhos que participam do 4º Salão Ceramistas do Brasil, torna-se essencial refletir sobre o próprio sentido da arte. Muito se fala de arte, mas muitas vezes não se respira um pouco para refletir sobre o que ela significa.
De modo geral, pode ser entendida como uma interpretação da vida, entendendo esta como aquilo que consideramos ser real e verdadeiro.
Dessa maneira, a arte se relaciona a diversos outros fatores, como religiosos, políticos, sociais e simbólicos.
Para um objeto ser artístico, ultrapassa o utilitário, ou seja, o seu uso prático, introduzindo a pessoa em outras esferas, as do prazer. Isso significa que, além de satisfazer um ou mais dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), ele atinge a emoção, é feito com algum tipo de técnica e se vale da criatividade.
Os estilos artísticos, nesse contexto, estão intimamente relacionados a uma época (tempo), lugar (país ou região), estrutura social, econômica, religiosa e política e à personalidade do artista. Para a análise de uma obra de arte, portanto, podem ser seguidos alguns critérios.
Um deles é o assunto, ou seja, aquilo que a obra enfoca. Existe em todas as modalidades artísticas, mesmo na arte abstrata, na qual o assunto é o próprio fazer artístico.
Quando se pensa na expressão, o que está em jogo é a maneira de interpretar um assunto. Depende muito da personalidade do criador e se relaciona intrinsecamente ao aspecto da obra e a intenção do artista.
As questões puramente formais são desenvolvidas graças a vários recursos, como proporções (realistas ou não); contornos (mais ou menos delineados); linhas (traços finos ou amplos); e cores, que podem ser primárias, secundárias ou neutras; e quentes (vermelho, amarelo, laranja) ou frias (verde, azul e violeta), com diferentes tons (brilho ou intensidade) e valores (claro ou escuro).
A unidade estética dos trabalhos pode ainda ser avaliada por alguns critérios harmonia (repetição de uma figura, direção dos traços e cores predominantes; ritmo (repetição regular de um motivo, de uma direção ou de algum tipo de intervalo), e equilíbrio simétrico (reprodução de figuras ou cores em proporções iguais de um lado e de outro de uma linha imaginária) ou assimétrico (formas, dimensões e cores diferentes se organizam sem simetrias).
Todas essas variáveis, além de outras, são apresentadas no 4º Salão Ceramistas do Brasil. Elas auxiliam a vislumbrar as dificuldades de se fazer e de se analisar a arte.
Se o artista lida com a distância entre aquilo que o mundo é e o que poderia ser; e entre o que deseja e o que consegue fazer; o público lida com o agradável desafio de, ao conhecer um trabalho, utilizar seus recursos emocionais e racionais para fazer a sua própria leitura.
Vamos mergulhar nesse processo ao conhecer mais e melhor as obras e artistas que participam deste evento?
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador