textos

diárias de bordo

Artistas unicórnios

Artistas unicórnios
24/06/2023

Você sabe o que é uma empresa unicórnio? O termo é muito comum para quem é do ramo de startups. Refere-se a empresas cujo valor atinge o patamar de 1 bilhão de dólares. Empreendimentos como Dropbox, Uber, Airbnb e Snapchat receberam esse título. Deixando os valores de lado, mas trabalhando o conceito, o que é uma artista unicórnio?

 

A questão inicial está em definir como dar preço a uma obra de arte e, o que é ainda mais complexo, como saber quanto vale o conjunto da obra de um artista, entendendo que ele também deve ser considerado como um investimento futuro, pois, enquanto vivo estiver, novas obras serão produzidas, podendo ou não ser comercializadas.

 

Alguns fatores entram nesse jogo de mercado: o impacto emocional e visual que a obra gera no observador, o entendimento racional do mercado quanto ao apuro técnico do que é apresentado, a capacidade do artista de inovação e de surpreender com resoluções técnicas e visuais; e a conjugação dessas forças para se chegar a um determinado valor.

 

Esses quatro elementos, entre outros que poderiam ser arrolados, nos ajudam a identificar unicórnios no mundo das artes. A tarefa não é fácil e envolve, é claro, idade, currículo, estilo e busca de investidores prontos a aportar dinheiro em determinado criador visual. Complexo? Sem dúvida. Fascinante? Mais ainda. Misterioso? Sim, como a arte deve ser. 

 

Oscar D'Ambrosio

@oscardambrosioinsta

Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curadorImagemO unicórnio em cativeiro1495-1505Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA