textos

diárias de bordo

Devoção em Barro

Devoção em Barro
22/11/2021

Devoção em Barro

 

O Museu de História e Arte Sacra da Diocese de Santarém, PA, cataloga e salvaguarda boa parte do acervo de cultura religiosa e documental da Diocese local. Infelizmente, nas três últimas décadas do século XX, boa parte dele foi destruído ou passou para colecionadores de fora do município.

 

Mesmo assim, o Museu, que possui um dos acervos mais diversificados da Região Norte, abrigando objetos de culto, documentos, indumentárias e pinturas, além de fotografias antigas da história da Igreja Católica e do município de Santarém, apresenta uma fascinante reunião de peças religiosas de madeira que foram ponto de partida do projeto.

 

Esse contexto valoriza ainda mais a exposição de Carlo Cury, de Caraguatatuba, SP, que realizou as suas interpretações em cerâmica do rico universo religioso local, dentro de uma perspectiva de valorização das tradições regionais. Além disso, artistas locais participaram de uma oficina no novo ateliê de Jefferson Paiva.

 

Além das obras de Cury, a presente exposição reúne o resultado dessa oficina dentro de uma ótica de respeito à linguagem de cada artista, de modo que cada um desenvolveu, a partir de sua poética visual em barro, uma imagem de Imaculada Conceição, cuja tradição devocional é muito forte na região, expressando a sua própria emoção e técnica na obra apresentada.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.