textos

diárias de bordo

Atar e desatar

Atar e desatar
22/11/2021

Atar e desatar

 

A exposição “Amarrados”, de Damiana Suriani, no espaço Marcelo Neves Art Gallery, em São Paulo, SP, constitui uma jornada pelas veredas do ato de atar e desatar. As peças criadas propiciam a oportunidade de uma reflexão sobre aquilo que nos liga a nós mesmos, à sociedade e ao universo.

 

A grande metáfora são os elos que surgem de diversas formas e realizados com diversos materiais. A questão essencial é mergulhar nos espirais e verificar como eles não se completam na materialidade, mas instauram uma dinâmica que leva cada um a fechar essas conexões mentalmente.

 

Existe uma poética de sutis entrelaçamentos em que as curvas sugeridas conduzem ao infinito. Há um caminho a ser percorrido pelo olhar que conduz a um universo amplo em que não são apresentadas respostas fáceis, mas construídas indagações por meio do alumínio, resina, papel e colagens.

 

O conjunto apresentado constitui uma jornada em que Damiana Suriani dialoga com o entorno e consigo mesma para construir um delicado mundo paralelo regido pela capacidade de atar e desatar materiais. Discute assim como elos podem ou não ser estabelecidos em um aparente mundo caótico que, na arte, ganha um lírico sentido.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

Nome da exposição: “Amarrados” Curadora: Francisca Junqueira. Local: Marcelo Neves Art Gallery Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1067 - Pinheiros, SP. Data: De 23 de novembro a 14 de dezembro de 2021. Vernissage: 23 de novembro, das 19h às 22h. Produção executiva: Casa Marnaz Produções.