textos

diárias de bordo

Evil.16 (Tortura.Musik), de Tony Cokes

Evil.16 (Tortura.Musik), de Tony Cokes
16/09/2021

Em seus 16’:27’’, o vídeo "Evil.16: Torture.Musik” (2009 – 2011), do norte-americano Tony Cokes, propicia um mergulho no universo das torturas praticadas por militares dos EUA. Seu ponto de partida é um artigo do escritor Moustafa Bayoumi publicado na revista “The Nation”,  em 26 de dezembro de 2005.

 

A obra se insere no contexto de “Evil”, série de vídeos de Cokes que enfocam a presença do mal na contemporaneidade. Egípcio-americano, Bayumi é uma representação das relações entre as nações e povos no mundo atual. Professor de inglês no Brooklyn College da City University of New York, nasceu em Zurique, na Suíça, e cresceu no Canadá.

 

O texto apresenta informações consistentes sobre o uso militar de música como forma de manipulação ideológica e/ou tortura pelas tropas americanas. Trechos do artigo são apresentados sobre um fundo monocromático, e a trilha sonora é composta por músicas e artistas que teriam sido utilizadas em operações de espionagem e programas de tortura.

 

Dessa maneira, é estabelecido um diálogo entre o texto teórico e os sons “demoníacos”. A conversa gera no observador as mais diferentes reações. A obra reúne a pesquisa acadêmica, fundamentada pela investigação do escritor; e as percepções sonoras que apontam como a música, dependendo do contexto, pode ter as mais variadas aplicações.

 

Oscar D’Ambrosio