textos

diárias de bordo

Trabalho de Daniele Bloris

Trabalho de Daniele Bloris
01/09/2021

Integrante da exposição virtual da Galeria Zagut “99 anos da semana de 22”, o trabalho de Daniele Bloris (aquarela e nanquim sobre papel, 40 x 30 cm, 2021), é acompanhado de texto de Andrea Estevão:

 

“O gesto devolve generoso

O que o olhar espectante e o coração voraz conquistaram.

Passeios por azuis e vermelhos e amarelos de Anitas e Tarsilas se espalhando com a novidade revisitada do Abapuru e a audácia deslumbrante das Pagus. Na arte e na vida, a alegria é a prova dos nove.”

 

A imagem da artista atinge, no diálogo entre a fluidez da mancha e a precisão do nanquim, uma expressão peculiar. Mostra que a arte se realiza plenamente quando consegue, além de uma declarada intencionalidade, chegar a um resultado que gere impacto em si mesma. Os vocábulos se tornam desnecessários, e apenas os usamos como maneiras de transmitir um contentamento perante o instante de magia propiciado quando o fazer artístico consegue o prodígio de nos libertar do cotidiano da existência para nos introduzir no universo dos afetos. Os menores detalhes plásticos são então portais de entrada para os portões da essência, que se coloca além de uma manifestação de palavras e catapulta a imaginação para um infinito de possibilidades de sentires. Uma obra de arte, ao chegar nesse nível, nos faz renovar a fé na jornada humana.

 

Oscar D’Ambrosio