textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Carmen Lenartowicz (67)

Projeto Trama do Dia – Carmen Lenartowicz (67)
06/08/2021

Carmen Lenartowicz, em “Paz orgânica” (78 x 50 cm), obra realizada em 2021, com bordado, nós e franjas feitas com tecidos, fios, fitas, barbantes e lã, apresenta um conjunto de formas que remetem a elementos da natureza e ao conceito de paz que deseja transmitir ao observador.

 

Existem movimento de linhas, tanto direcionado para a vertical como para a horizontal, que evocam a percepção de que há condições de viver em um estado de equilíbrio consigo mesmo e com o mundo. Em nenhum momento é sugerido que a missão seja fácil, mas existe o vislumbre dessa possibilidade.

 

O trabalho, com a prevalência da cor branca, tradicionalmente associada à paz, e a presença de tonalidades claras, consegue sucesso na proposta de mostrar a potência de uma obra de arte para transmitir um estado de espírito individual que, pela criação visual, se universaliza. Assim, a vivência e o desejo de um se tornam um estado de espírito a ser compartilhado

 

Geralmente definida como um estado de calma e de tranquilidade ou ainda uma ausência de perturbações e agitação, a paz, na proposição de Carmen Lenartowicz, não é estática, mas se realiza por uma sutil dinâmica interna que faz pensar sobre como, dentro de cada um, existe um turbilhão de emoções que se harmoniza das mais diferentes maneiras.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.