textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Maria Edna Sgavioli (61)

Projeto Trama do Dia – Maria Edna Sgavioli (61)
31/07/2021

“Floresta ou deserto?”, de Maria Edna Sgavioli, obra (50 x 50 cm) de 2020 que participou no projeto Bordados Poéticos do SESC Paraty com o tema “Raízes”, é intensa pela maneira de combinar técnicas como tingimento, estamparia, impressão de imagem, desenho livre e bordado. A autora agradece ainda à artista HET, autora das figuras folclóricas.

 

O trabalho começa com a viagem da artista, pela expedição Maniaka, organizada e planejada pelo povo ribeirinho do médio rio Negro. O objetivo é expressar as suas percepções dessa jornada, incluindo o protesto pelo assassinato com dois tiros de Paulinho Guajajara, guardião de Floresta no território indígena Araribóia, no Maranhão.

 

Esse ato violento é tratado como uma representação emblemática do genocídio contra os povos indígenas. A obra inclui ainda símbolos de diversas etnias que compõem a Amazônia indígena, a Escola Tatu, na aldeia Nossa Senhora da Graça, na terra indígena São Marcos, em Barra do Garças (MT), escola em formato de tatu construída pelo povo Xavante.

Os materiais usados são diversos: linho branco, carimbos com imagens pesquisadas na internet e linhas de diversas origens. Tendo como referências os livros de fotografia “Mato?”, de Rogério Assis, e “Jaguarietê”, de Araquém Alcântara, o resultado impressiona por trazer uma mensagem forte em que a temática escolhida é articulada com potência e vigor.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.