textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Projeto Bordando portas, porteiras e portões (59)

Projeto Trama do Dia – Projeto Bordando portas, porteiras e portões (59)
27/07/2021

Realização do Grupo Senhoras dos Bordados e Atelier S’Prado Artes, o Projeto “Bordando portas, porteiras e portões” contou com a participação de 17 artistas. As obras podem ser vistas no link https://youtu.be/eW1gnxjggP4 e, ao entrar em contato com as imagens, observa-se como o significado dessas palavras difere nas abordagens.

 

A partir das três opções iniciais, há quem opte por uma dimensão do objeto plástico em si mesmo, dando maior ênfase à porta, porteiro ou portão enquanto elemento visual portador de diversos atrativos estéticos, como a forma e as cores. Outras veredas foram percorridas por quem preferiu mergulhar nas relações da imagem escolhida com o entorno.

 

Surgem assim flores que dialogam com o tema do projeto, espalhando com suas cores não somente impressões visuais, mas principalmente, estados de espírito, que se disseminam em diversos resultados, relacionados ao diálogo entre os objetos do projeto e paredes, janelas e degraus que antecedem a entrada em algum ambiente.

 

As obras trazem metáforas de portas, porteiras e portões como aberturas de veredas de possibilidades de leituras da realidade. Fechadas, cerceiam e desafiam; abertas, estimulam a prosseguir. Complementados por textos de Simone Almeida Prado, as obras criam percepções em busca de respostas para nossas indagações interiores.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.

 

Facebook Oscar D'Ambrosio