textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Maria Cristina de Azevedo (57)

Projeto Trama do Dia – Maria Cristina de Azevedo (57)
26/07/2021

Maria Cristina de Azevedo, em “Liberdade no caminho. Liberdade do caminho” (18,5 x 16,5 cm), realizado com bordado livre (pontos – atrás; contínuo, pirulito e nós francês) sobre tecido de algodão cru, traz uma frase (“Faz escuro mas eu canto”). O conjunto está vinculado a importantes referências.

 

A frase bordada remete a uma obra do poeta amazonense Thiago de Mello: “Faz escuro mas eu canto,/porque a manhã vai chegar./Vem ver comigo, companheiro,/a cor do mundo mudar./Vale a pena não dormir para esperar/a cor do mundo mudar./Já é madrugada,/vem o sol, quero alegria,/que é para esquecer o que eu sofria./Quem sofre fica acordado/defendendo o coração./Vamos juntos, multidão,/trabalhar pela alegria,/amanhã é um novo dia”.

 

O verso inicial foi utilizado no Manifesto do Festival “Cante & Conte”, de Baependi, MG, e também está vinculada à luta antimanicomial. O seu tema essencial está nos elos entre a liberdade e arte, assim como nas possibilidades de lutar e acreditar que a luta pela construção de uma sociedade melhor deve ser contínua.

 

A pauta musical do trabalho traz a música “Walk on the Wild Side”, de Lou Reed, lançada em 1972, no álbum “Transformer”. A inspiração do compositor e cantor foi o romance “A Walk on the Wild Side” (1956), de Nelson Algren, baseado em um clássico da música country, "The Wild Side of Life" (1952), de Hank Thompson, e em figuras dos anos 1970 ligadas ao The Factory, o célebre estúdio de Andy Warhol em Nova York, EUA, que era ponto de encontro de músicos como o próprio Lou Reed, Bob Dylan, Brian Jones e Mick Jagger, expressando um estilo de vida em que a busca pela liberdade era essencial.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.