textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Lucas Quintas (55)

Projeto Trama do Dia – Lucas Quintas (55)
24/07/2021

Lucas Quintas, em “CMY 1” (104 x 102 cm), de 2021, realizada com fio de polipropileno e pregos sobre madeira, traz questões visuais sobre a continuidade da vida. Na mitologia latina, as Parcas são responsáveis por fiar, esticar e cortar a trama da existência. O artista sugere esse mesmo andamento em seu trabalho.

 

Sua composição visual remete a uma suíte musical, em que as tensões se multiplicam, pois existe sim uma ordem, mas a colocação dos pregos e a gramática visual interna, embora seja leve por um lado, traz também a densidade dos planos gerados pelos elos entre as diferentes cores. Há equilíbrio, mas ele pode ser rompido a qualquer instante.

 

A geometria das linhas coloridas estabelece mundo próprio, que apresenta regras internas que fascinam. Todavia, o labirinto de seus fios também é um local em que o nosso olhar pode se perder. A racionalidade do fazer gera no observador a emoção do olhar em veredas visuais que demanda olhares próximos para captar detalhes.

 

Pode-se pensar o trabalho de Lucas Quintas como a construção de um lírico matérico, em que os suportes e recursos plásticos dialogam com uma poética do impermanente que traz, em cada linha e em cada prego, uma etapa existencial a encantar e a desafiar, alertando que a arte é mais fascinante na proporção que mais gera inquietações.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.