textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Hellen Audrey (53)

Projeto Trama do Dia – Hellen Audrey (53)
Projeto Trama do Dia – Hellen Audrey (53)
22/07/2021

{Jandiras } #33, da artista visual Hellen Audrey (1983), nascida e residente em Campinas, SP, realizada com renda em barbante cru com arame de mola e tecida com mescla de técnicas nhanduti, bordado e crochê, conduz a um pensar sobre a construção de composições em que as figuras geométricas, como os círculos, ganham implicações artísticas.

 

Filosofia e jornada existencial também motivam a pensar como as estruturas visuais se relacionam entre si, incentivando a mergulhar em um universo sutilmente complexo e pleno de indagações, pois há o diálogo entre as formas perenes, sem começo ou fim, e elementos espaciais em que a verticalidade, por exemplo, se faz presente.

 

O trabalho funciona assim como uma metáfora do viver. É estabelecido um desafio contínuo da lógica cartesiana, pois sempre parece possível encontrar instantes de ordenação naquilo que pode parecer, em certos momentos, caótico. É desses equilíbrios e desequilíbrios que os trabalhos alimentam as mais variadas indagações.

 

Recupera-se o papel da arte de gerar inquietações. Hellen Audrey (www.hellenaudrey.com.br), nesse aspecto, proporciona obras em que o público é cativado por dois tipos de observação. Seja por uma óptica mais distante, em que a articulação da composição ganha destaque ou por uma mais próxima, em que os detalhes das técnicas utilizadas se sobressaem.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.