textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Ivete da Silva (49)

Projeto Trama do Dia – Ivete da Silva (49)
18/07/2021

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela UFSM, professora do Curso de Artes Visuais (Licenciatura) da UFRR e pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa CRUVIANA - Educação, Arte e Intercultura, Ivete da Silva, em “A cura de Makunaima” (23,50 x 18,50 cm), de 2021, obra realizada com a técnica de bordado livre, apresenta a sua visão do célebre personagem.

 

Com linha de meada, fibra de buriti, coletada e preparada por indígenas da Terra Indígena São Marcos, Vista Alegre, em Roraima, e tecido 100% algodão cru, surge o protagonista de “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”, livro publicado em 1928 que é considerada a obra-prima de Mário de Andrade.

 

O texto, resultado de pesquisas do autor paulistano sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, é de difícil classificação literária, com uma estrutura que traz elementos de muitos gêneros combinados, tornando-se uma bem-sucedida experimentação linguística que mescla crônicas, lendas, ditados e contos folclóricos.

 

O mítico e o mágico se inter-relacionam também na imagem de Ivete da Silva, que remete à economia de traços das civilizações ágrafas e traz uma riqueza de sentidos na maneira de construir as linhas que saem do cabelo e da coluna, assim como na criação do objeto que o protagonista tem nas mãos, que pode ser interpretado como a sagrada pedra muiraquitã.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.