textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Ana Maria Xavier Guimarães (47)

Projeto Trama do Dia – Ana Maria Xavier Guimarães (47)
16/07/2021

De onde surge a arte? Talvez de dois eixos de tensão, que se manifestam de maneiras diferentes em cada criador visual. Um deles está na relação de quem instaura uma imagem com o mundo. Como el@ dialoga com o que está ao seu redor? De que maneira el@ sente o entorno e lhe dá novas facetas?

 

Outra fonte criativa está na maneira como quem cria conversa com a sua própria capacidade de dar forma àquilo que concebe. Trata-se de um embate do indivíduo com a sua poética e a sua técnica. Surge uma jornada assim de contínuo aperfeiçoamento, interminável e, em última análise, prazerosa, embora plena de altos e baixos.

 

Ana Maria Xavier Guimaraes apresenta uma obra em que o fundo, que caminha para tons avermelhados, indiciando vida, com suas alegrias e dores, dialoga com o verde da natureza e da esperança que ela simboliza. Entre o que as aparências veem e o que as sensibilidades vislumbram, há uma distância e um percurso pleno de curvas.

 

A criação visual, nesse aspecto, pode ser vista e lida como uma metáfora da vida. Muito além de uma imitação do mundo ou uma representação daquilo que concebemos como real, a artista mergulha na seara das interpretações da existência que dispensam a cópia do conhecido para mergulhar nos interstícios das sugestões.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.