textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Eliâne Carin Hadlich (45)

Projeto Trama do Dia – Eliâne Carin Hadlich (45)
Projeto Trama do Dia – Eliâne Carin Hadlich (45)
14/07/2021

Eliâne Carin Hadlich, em “O que a batida do meu coração me mostrou afinal...” (30 x 30 cm), de 2020, realizada com a técnica do bordado livre e com tecido e linhas de algodão, mostra a potencialidade simbólica da arte têxtil, entendida como uma interpretação do mundo a estabelecer desafios para quem a faz e para quem a vê.

 

A artista, que começou a trabalhar com bordado autoral ao fazer, em 2018, uma oficina em Florianópolis, SC, onde conheceu Susan Aparecida Mariot e outras bordadeiras, apresenta uma linguagem expressiva, que se utiliza da técnica como maneira de transmitir as suas visões do que chamamos realidade.

 

O presente trabalho não se encerra na parte frontal, mas avança pelas laterais da tela. Analogamente, a vida não pode ser encerrada em determinadas caixinhas ou suportes, mas se prolonga pelo espaço, pois existe um fluxo do movimento da existência que pode ser levado para a arte.

 

O conjunto da obra criada pela artista evoca imagens do batimento cardíaco, mas também do fluxo da dinâmica das ondas do mar e do dinamismo da existência, com seus pontos altos e baixos em um constante fluir em que vales ou montanhas são instantes de uma caminhada a nos fascinar e surpreender sempre.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.