textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Cláudia Dias (44)

Projeto Trama do Dia – Cláudia Dias (44)
13/07/2021

Cláudia Dias, em “A abundância pode ser uma ilusão” (350 x 150 cm), obra de 2019 realizada com a técnica da feltragem, utiliza lã, seda e uma pia antiga para instaurar um mundo próprio, caracterizado pela pesquisa com materiais diversos e contrastantes para gerar um trabalho de forte impacto visual.

 

O efeito lida com questões sobre a escassez e a abundância em suas múltiplas conotações. Aquilo que está em excesso ou em falta depende dos valores de cada indivíduo e da sociedade como um todo. Existe na concepção do trabalho um diálogo entre a horizontalidade da parte superior e a verticalidade que ele sugere em direção à inferior.

 

A busca do sagrado geralmente leva a uma produção visual, principalmente no Ocidente, em que a verticalidade se volta para o alto, como ocorre, por exemplo, nas igrejas góticas. Cláudia Dias, porém, traz uma visualidade em que o movimento do olhar vai para a parte inferior, para os restos de cada um de nós individualmente e da Humanidade.

 

O tudo que se torna nada; a abundância que se torna escassez; e materiais como a lã e a seda, relacionados ao afeto e ao carinho, que terminam em uma fria pia antiga alertam para o efêmero da vida. A arte visual, entre seus múltiplos aspectos, tem a função de repensar o cotidiano para que fórmulas prontas deem espaço a construções instigantes.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.