textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Márcia Mendonça (43)

Projeto Trama do Dia – Márcia Mendonça (43)
12/07/2021

O diálogo entre a literatura e a imagem pode ocorrer das mais diversas formas. A obra “Desobediência”, bordado livre em algodão cru (20 x 30 cm), realizado com linhas, rendas, fio prata e pérolas, de 2020, foi feito por Márcia Mendonça a partir do conto "A Noite da Rosa", de sua própria autoria.

 

O texto, que integra o livro “Histórias do Isolamento: contos, crônicas e desabafos" publicado em 2020 pela editora Todas as Musas, pode ser lido, na íntegra, no Facebook, na página Fratura: escrita bordada com linha do tempo, e na página do Instagram, respectivamente, em https://www.facebook.com/116793280246442/posts/122879392971164/ e https://www.instagram.com/p/CH5onzBjF_1/?utm_medium=copy_link

 

O conto foi escrito no início da pandemia após a autora ouvir gritos e pedidos de socorro feitos por uma mulher em uma casa vizinha. Era de noite e uma lua rosa brilhava no céu de Florianópolis, SC. Pensando sobre o aumento da violência contra a mulher, já no início da pandemia, o texto nasceu.

 

Um grupo de bordadeiras leu o conto e, a partir dos sentimentos da tristeza do feminino em situações de sofrimento, surgiu o projeto de bordar o conto, com destaque, na presente obra visual, no diálogo entre as cores rosa, preto e branco, assim como a interação entre as imagens das mulheres, dentro da lua rosa e rezando, e a inclusão de textos.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.