textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – MSeduen (42)

Projeto Trama do Dia – MSeduen (42)
11/07/2021

A paisagem é um tema clássico da história da arte. Ela pode ganhar múltiplos significados simbólicos, como ocorre na obra “Campina (s)”, de MSeduen. Realizada em 2020, com a técnica do bordado livre e uso de linha e tecido, tem um diálogo visual com um trecho do poema “Campina(s)”:

 

“Jardim maior igual não há/ Com tantas “campinas” em um só lugar/ Apanhador a apanhar/ Grandes buquês nas mãos a formar/ Para sustento à família dar// “Campina” flor/ Campina lugar/ Há sempre uma “campina”/ Na campina a apanhar/ Em uma ou outra época/ Em um ou outro lugar// “Campina” que vai/ Campina que fica/ Com a que fica manejada/ Pelo apanhador bem cuidada/ “Campina” que vai/ Vem bonita”.

 

A obra faz parte do “Poetizando”, uma ação do projeto “Tecendo afetos bordando arte”. A imagem reúne diversos elementos plenos de poesia, com destaque para a mão feita em contorno rosa que segura uma flor branca com caule marrom. A integração dessa imagem com o conjunto instaura uma atmosfera de lirismo e delicadeza.

 

O clima fantástico do trabalho se da justamente pela mescla entre uma representação realista de uma cena rural com a sutil intromissão de um elemento estranho, que leva o observador a uma outra dimensão. Apanhar uma flor se torna uma metáfora do ato de se apropriar da natureza, mas, ao mesmo tempo, cuidar bem dela, garantindo a sua existência.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.