textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Silvana Búrigo (38)

Projeto Trama do Dia – Silvana Búrigo (38)
07/07/2021

Elaborado em 2020 com técnica mista (pintura em aquarela, bordado e aplicação sobre tecido), o trabalho “A pesca artesanal da tainha em Florianópolis” (50 x 35 cm), de Silvana Búrigo, apresenta cinco cenas que destacam uma experiência comunitária que valoriza a ação coletiva, a organização popular e a valorização da cultura regional.

 

A obra destaca a solidariedade no uso dos recursos e a distribuição solidária do resultado do esforço do grupo. O trabalho enfoca a pesca da tainha como uma atividade caracterizada, principalmente, pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte, em canoas ou jangadas.

 

A unidade produtiva é a família e a pequena comunidade onde os integrantes se envolvem em todos os processos, desde a captura até o beneficiamento da tainha. As pessoas exercem funções distintas na atividade, que inclui, além da pesca propriamente dita, remendar redes, consertar barcos e observar a movimentação dos cardumes desde a praia.

 

A pesca artesanal da tainha mantém uma tradição cultural passada entre as gerações. As imagens representam os olheiros, ou vigias, procurando pelo cardume; o pescador fabricando ou consertando artesanalmente a rede; os pescadores lançando-se da canoa ao mar para cercar as tainhas; a retirada da rede; e a partilha das tainhas entre os envolvidos.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.