textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Vânia Cardoso (37)

Projeto Trama do Dia – Vânia Cardoso (37)
06/07/2021

Vânia Cardoso, de Socorro, SP, utiliza os bordados em retalhos como técnica para mergulhar na arte têxtil, desenvolvendo uma poética caracterizada pela construção de estruturas narrativas poéticas que desenvolvem o poder visual de cada imagem de atingir planos de representação simbólica.

 

A arte têxtil intitulada “As Águas Correntes” relaciona diversos elementos para construir um espaço natural que não está no plano da realidade, mas se realiza no da imaginação. Retalhos, tiras e tramas são justapostos no espaço, com predominância da verticalidade, aludindo a cachoeiras simbólicas que se espalham até as águas desaguarem nos rios.

 

A busca pela artista, em seu processo criativo, é pela inovação do próprio repertório, que vai de festas populares à exaltação da natureza. O desafio maior é dar vazão à criatividade em um processo mental em que existe uma transição progressiva entre o têxtil utilitário e a obra de arte, cuja proposta é fazer pensar.

 

Assim como o turbilhão das cachoeiras se acalma quando as águas chegam aos rios, a vida humana segue seu fluxo mesmo nas situações mais adversas e complexas. A paz e a esperança na vida, por mais difícil que possa muitas vezes parecer, predomina na obra e nas criações da artista como um todo.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.