Elenice Maria Raimundo, em “Procurando minha origem” (50 x 50 cm), de 2020, apresenta um bordado livre realizado sobre juta com lãs e linhas de diversas cores e giz de cera. Dentro de uma proposta de buscar um resultado mais rústico, o tecido mais grosso é ideal pela sua espessura e efeito visual que atinge no observador.
As linhas e lãs mais grossas também contribuem para gerar um trabalho que combine com o desenho proposto e com o título. O uso de giz de cera para obter algumas sombras também contribui decisivamente no sentido de fortalecer um conjunto em que a natureza, como apontam a vegetação e as vitórias-régias, e a ancestralidade indígena são essenciais.
A obra se insere numa perspectiva de entendimento da arte têxtil como manifestação visual que propicia alguns elementos muito importantes, como a capacidade narrativa, a facilitação da introspecção e a intensa plasticidade. Encontram-se na obra elementos multifacetados que incluem memórias afetivas e interpretações culturais do mundo.
Se, em um primeiro momento, se pensa no têxtil como uma arte que tem a sua origem no mundo doméstico feminino, trabalhos como o de Elenice Maria Raimundo vão além do terapêutico ou da memória, mergulhando com densidade no universo da pesquisa de materiais para encontrar os que melhor contribuem para a construção de uma obra de arte.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.
Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.