Andréa Dall´Olio, na Série Marinha, Alvorada, de 2020, apresenta seu conhecimento do mundo com a técnica da tecelagem manual, utilizando linhas, lã e sisal. A sua produção visual é o resultado de uma pesquisa sobre a busca de camadas e texturas em que se vale de materiais artísticos de origem têxtil e da busca contínua da experimentação de suportes.
Trata-se de um fazer que caminha ao lado de um pensar sobre o próprio significado da representação visual. Distante da mimesis grega, que via a arte como uma imitação do real para chegar a uma essência, ou da deformação daquilo que se vê no mundo para expressar emoções, a jornada da artista mergulha nos processos plásticos.
Se um pintor lida com tintas sobre a tela, Andréa atua com linhas, tramadas com bordado livre, compondo o seu próprio suporte, chegando ao universo das tapeçarias. A tecelagem manual, nessa caminhada, é vista como uma conexão com a sua ancestralidade árabe e a sua origem cearense, culturas em que a manualidade e as linhas são muito presentes.
A jornada oferece caminhos em que há elos entre os mergulhos nos atos técnicos do fazer e emocionais do sentir. Ambos caminham em conjunto pelas estradas do bordado. Construir uma peça é uma maneira de se reconstruir, olhando para o passado e, em cada ação presente, projetando um futuro visual e existencial.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.
Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.