textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Zilanda Silva Abreu (18)

Projeto Trama do Dia – Zilanda Silva Abreu (18)
17/06/2021

Como se dá o processo de construção de uma imagem? “Má-Dama” (55 x 40 cm), realizada com bordado livre com aplicação e tecido e linha de algodão, linha metálica, miçangas, fita e renda, em 2018, por Zilanda Silva Abreu, exemplifica como cada elemento é fundamental para a constituição do todo.

 

Erguer uma imagem é uma caminhada que envolve, no mínimo, dois elementos, o cuidado com o que se faz e a curiosidade que motiva a constantemente buscar novas alternativas. O conjunto dessas ações está intimamente relacionada com escolhas. Selecionar um tipo de vestido ou de adorno para a imagem significa se apropriar de certos conhecimentos.

 

Ao mesmo tempo, existe, em cada escolha, uma abdicação. Portanto, a roupa vermelha, as folhas verdes e os enfeites no cabelo geram uma maneira de conhecimento. Cada obra, nesse sentido, é uma solução de desafiadores problemas propostos pela própria obra, tanto no aspecto técnico como simbólico.

 

Criar uma imagem é começar por aquilo que se conhece, ou seja, pelo mundo que entendemos como real e verdadeiro, para atingir um outro, que parece fictício e falso. É no diálogo entre eles que a arte se concretiza, gerando um processo de aprendizagem. Cada imagem criada por Zilanda torna-se, assim, um aprendizado que fascina e emociona.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.