textos

Projeto Trama do Dia – Sonia Bianco (17)

Projeto Trama do Dia – Sonia Bianco (17)
17/06/2021

Sonia Bianco, na obra “Tristeza e indignação” (55 x 40 cm), de 2020, realizada com a técnica do bordado livre, usando linhas de algodão e linho, cria uma figura de múltiplas conotações, caracterizada pela transmissão de um sentimento de dor e de opressão, com cores mais quentes utilizadas em partes do rosto e no coração.

 

A expressão facial, com áreas trabalhadas de maneiras distintas, as formas e tonalidades selecionadas para o cabelo, a boca deformada e o coração em destaque indicam a construção de uma imagem que parece pedir socorro, plena de interrogações sobre o presente vivenciado.

 

O título indica dois movimentos simultâneos: o da melancolia a e o da revolta. O estado emocional que combina essas duas emoções é de uma visão do futuro de desconforto. A geometria que surge na composição do corpo, por não ser regular e perfeita, aponta também para uma incompletude.

 

O conjunto estabelece, na representação visual de uma figura humana, uma série de percepções de mundo caracterizadas por um incômodo existencial, muito presente na elaboração das tramas que dialogam como os setores visuais próximos aos olhos. Existe ali a transmissão de uma maneira de conceber o mundo plena de interrogações.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.