textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Márcia Delgado (16)

Projeto Trama do Dia – Márcia Delgado (16)
15/06/2021

Obra realizada em outubro de 2018, por Márcia Delgado, “Nossa Senhora do Rosário” (48 x 31 cm) é um trabalho feito com bordado/stumpwork, com aproveitamento de descarte de confecção, em comemoração ao dia Nossa Senhora do Rosário em Diamantina, MG, celebrado em 7 de outubro.

 

A denominação Nossa Senhora do Rosário é dada à representação da aparição da Virgem Maria a São Domingos de Gusmão, em 1214, na igreja do mosteiro de Prouille (França). A Mãe de Jesus teria então entregue um Rosário ao frade dominicano. É também o título pelo qual a Virgem Maria teria se apresentado seis vezes a três crianças, em Fátima, Portugal, em 1917.

 

Muitas vezes esquecemos que um “rosário” é um conjunto de rosas. Portanto, rezar um Santo Rosário completo significa oferecer um buquê de 150 rosas à Virgem Maria. Essas simbólicas rosas aparecem na parte de baixo do trabalho, dando sustentação â Mãe de Jesus. Na parte superior, dois anjos negros, com asas em tons de azul, compõem a cena.

 

O cabelo e o manto vermelhos, assim como a coroa, caracterizam a Virgem, que mescla a religiosidade com a plasticidade, como ocorre nos detalhes das vestes da Nossa Senhora do Rosário. O seu dia é 7/10, porque, nessa data, em 1571, na batalha de Lepanto, os católicos, sob proteção da Virgem, venceram os turcos muçulmanos que ameaçavam invadir a Europa.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.