textos

diárias de bordo

Projeto Trama do Dia – Alice Pereira (7)

Projeto Trama do Dia – Alice Pereira (7)
06/06/2021

Alice Pereira, em “A moça tecelã” (2,5 x 3 m), obra realizada em 2018 com crochê e fios de malha, cria uma imagem a partir do conto homônimo da escritora Marina Colassanti (1937), publicado em 2004, sobre uma mulher que conseguia materializar tudo aquilo que desejava a partir das figuras que tecia.

 

A narrativa começa em uma manhã (“Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear”). As linhas claras acompanhavam as tonalidades do dia e iam ganhando cor à medida que o universo ao seu redor se alterava.

 

Assim passavam os dias e assim ela criou inclusive o marido desejado, que, ao descobrir o poder do tear, pensou apenas no poder que este lhe podia dar, demandando à esposa que tecesse uma casa e, logo depois, um palácio, com cofres para as moedas e salas para os criados. Infeliz, em um anoitecer, ela se sentou à lançadeira “ao contrário” e desfez seu tecido.

 

Conseguiu assim recomeçar: “Então, como se ouvisse a chegada do sol, a moça escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte”. A horizontalidade da imagem reforça o conceito de quem tudo faz tudo pode desfazer. Costurar e descosturar a vida é o que fazemos continuamente.

 

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.

 

O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.

 

Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.