Dizem que o desenho tem a liberdade de uma descompromissa conversa de bar, e a pintura pode ser considerada um diálogo mais sofisticado. Rosângela Oliveira, em “Luísa” (35 x 23 cm), obra de 2020 realizada com quilting à máquina em tecidos de base 100% algodão, com composição de flores de chitão, reúne esses elementos no universo da arte têxtil.
O vai e vem da agulha no rosto de Luísa foi desenhado em preto e branco, enquanto a inclusão da cor ocorre nas flores de chitão, assim como nas linhas utilizadas no quilting. O conjunto gera uma reflexão sobre o impacto de uma imagem, que está além da técnica utilizada. Existe uma “verdade” e uma manifestação emocional que interagem com a racionalidade.
Nesse diálogo entre intuição e razão, surge a apropriação de cada artista de técnicas que o levam a conseguir expressar suas intenções da maneira que considera mais eficiente. Isso lhe permite conversar e conviver com os recursos de que dispõe para atingir o resultado que deseja.
A imagem de Rosângela Oliveira tem a intimidade do desenho, no rosto da protagonista do trabalho; e a densidade atribuída à pintura, na maneira como as flores são apresentadas. O principal, no entanto, junto a essas maneiras de ver, está no processo de criar, que desvela as múltiplas possibilidades de encantamento que a arte têxtil propicia.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
O PROJETO TRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.
Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.