Simone de Almeida Prado, em “Girassol”, bordado livre (25 x 25 cm), com linhas de algodão, linhas mistas, lantejoula, canudinho e missanga, toma como tema uma flor cujo nome científico é “helianthus annus”. A homenagem a Hélio, o deus grego do Sol, se dá por dois motivos: a sua coloração e o fato de ela seguir o percurso do sol, como se lhe prestasse culto.
A sua simbologia está associada ao amarelo, vinculado à adoração e à felicidade, já que a flor parece ser o próprio astro-rei, sendo chamada em inglês de “sunflower”. O tamanho e exuberância de suas pétalas envolve as sementes escuras do miolo, gerando um diálogo entre luzes e sombras que indicia um equilíbrio perfeito da natureza.
No trabalho, o girassol se destaca no canto inferior direito. O restante do conjunto remete a uma simbólica polinização, com a multiplicação da beleza da flor em áreas diversas. Há aquelas regidas por retângulos e as mais entrelaçadas, assim como elementos circulares e retangulares mais soltos ou dispostos com maior regularidade.
O conjunto mantém a harmonização dentro de uma visão em que o girassol parece espalhar a visão de mundo que comporta. O quadrado do trabalho comporta as expansões das radiações solares da flor, que contagiam. Cada elemento adicionado, nesse sentido, é um detalhe sem o qual o todo da obra não atingiria o resultado desejado.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
O PROJETOTRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.
Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.