A obra “Lábios em Órbita” (67 cm A x 25 cm L x 3 cm P), de Jô Venturheb, foi realizada com ponto caseado e bordado, com linhas que se articulam a partir de um espiral de cabo de telecomunicações. O trabalho foi feito durante o confinamento de prevenção contra a Covid 19 a partir de vivência virtual em grupo no carnaval de 2021.
A atividade, coordenada pelo artista e mestre Alexandre Heberte, remete às circularidades
O título traz a ideia dos “lábios”, vinculados á sensualidade a sexualidade feminina, principalmente quando estão associados com a o conceito de “órbita”, que pode ser entendido como uma alusão à ideia do redondo, da mandala, e também do prazer.
A obra, que não tem início, meio e fim, remete a novas órbitas que podem ligar os seres humanos; e a presença do cabo de telecomunicações reforça os elos perdidos, mas reconectados, de modos virtuais, pela pandemia, que trouxe a solidão e, paradoxalmente, novas maneiras de diálogo, criando, em meses, relações a distância que ocorreriam em anos.
Embora exista na peça a infinitude do círculo, há, na parte inferior, uma verticalidade que remete a às linhas que escapam do círculo do espaço e tempo conhecidos para introduzir visualmente o observador em novas dimensões. Escapar dos espaços determinados e entrar no incerto e no desconhecido é que torna a arte um universo tão fascinante.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.
O PROJETOTRAMA DO DIA publica diariamente uma obra do universo da arte têxtil com respectivo comentário a partir de 1/6/2021. Mande sua imagem em boa resolução para o e-mail projetotramasbrasileiras@gmail.com com as seguintes informações: nome d@ artista, título, dimensões, ano, técnica, materiais utilizados e informações adicionais que julgar relevantes da obra.
Esta ação se insere no Projeto Tramas Brasileiras, coordenado por Oscar D’Ambrosio e Parísina Ribeiro.