A partir do conceito de que a dor gera transformações, como o grão de areia que entra na ostra e a fere leva à produção do nácar, que envolve o corpo estranho dando origem à pérola, o trabalho de Indiara Nicoletti é desenvolvido pelas construções e desconstruções que a litografia permite. A imagem inicial é “Autorretrato com colar de espinhos e beija flor”, pintada por Frida em 1940, após o divórcio com Diego Rivera e o fim do relacionamento com o fotógrafo Nickolas Muray. Os espinhos sobre a pele, o sangue derramado e o beija-flor morto evidenciam dores vividas pelos afetos perdidos e pela saúde debilitada. A alegria do macaco e a personalidade misteriosa do gato apontam para distintas posturas perante os desafios da vida. As impressões, reimpressões e transferências realizadas na imagem e o olhar de Frida indicam a força necessária para realizar a nossa caminhada existencial.
Esta obra integra a exposição "Imperfeita", realizada pelo Coletivo 284, com curadoria de Clara Afonso.
Oscar D’Ambrosio