A concepção visual de Vinicius de Paula trabalha com a vida como um jogo de baralho em que cada indivíduo recebe as suas cartas. Frida Kahlo trabalhou toda a ambiguidade possível das suas, lidando com suas origens europeias e mexicanas, a sua sexualidade e o seu papel de mulher em uma sociedade machista. Dores da existência se tornaram arte; e a intensidade de seus trabalhos resultou em imortalidade. Dentro de uma poética dos autorretratos que caracterizou a pintora, o espelho foi uma ferramenta bastante utilizada. Nesse contexto, Vinicius coloca a artista como uma dama de copas, intensa, de coração exposto; e, também; de espadas, como guerreira. A imagem apresenta mesclas entre o realismo do colete ortopédico e a delicadeza de adornos, texturas e grafismos étnicos. Os dois lados se articulam de modo a não haver superioridade de um sobre o outro, mas integração.
Esta obra integra a exposição "Imperfeita", realizada pelo Coletivo 284, com curadoria de Clara Afonso.
Oscar D’Ambrosio