"Macunaíma se veste de mulher e engana o gigante Piaimã", obra pintada com tinta acrílica sobre tela (80 x 100 cm), por Martins de Porangaba, entre 2015/2016, remete ao episódio da obra de Mário de Andrade em que o “herói sem nenhum caráter”, para recuperar a célebre pedra mágica muiraquitã, viaja para a capital paulista, onde telefona para Wenceslau Pietro Pietra, que, na verdade, é Piaimã, o gigante comedor de gente. Para seduzi-lo, disfarça a voz e se faz passar por uma sensual francesa. Consegue marcar o encontro e vai vestido de mulher. A estratégia dá tão certo, e o gigante se empolga tanto com a “estrangeira”, que Macunaíma se assusta e foge, não conseguindo recuperar o talismã. Na obra pictórica, é enfatizada a questão feminina, com os sinuosos corpos, nádegas e corpos. Por meio de uma mentira, o personagem tenta obter êxito, mas fracassa. Como dizem, mentiras têm pernas curtas...Oscar D’Ambrosio