O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p
Andréa Teixeira Leite, em “Liberdade”, pintada com tinta acrílica sobre tela (100 x 65 cm), apresenta um conjunto harmonioso que se fundamenta visualmente pela riqueza dos símbolos que se disseminam pelo espaço. A presença de diversos círculos, assim como de personagens que flutuam em várias dimensões, contribui para transmitir o conceito presente no próprio título. Espirais, flores e a uniformidade do fundo são fatores importantes para que a movimentação dos personagens pareça ocorrer pelo espaço sem barreiras ou impedimentos de qualquer espécie. Indivíduos sozinhos, em pares ou em pequenos grupos proporcionam imagens isoladas autônimas, mas que, vistas na tela como um todo, transmitem a percepção de que passear pela imagem é plenamente possível, seja para aqueles que ali foram criados, seja para nós, que queremos mergulhar no mundo fictício proposto.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio