Realizada com encáustica sobre madeira (60 × 150 cm), o tríptico da Série “Fragmentos do Cerrado”, evoca o fato de a artista, Marlene Trouva, trabalhar com cera de abelha, matéria-prima que utiliza em suas criações visuais.
Palavra derivada do grego “enkausticos” (“gravar a fogo”, a encáustica é uma técnica já utilizada por gregos e romanos em que a cera é usada como aglutinante dos pigmentos, originando uma mistura densa, cremosa e perfumada que é aplicada sobre o suporte com pincel ou espátula. No norte do Egito em Fayum, foram encontrados retratos com essa técnica sobre sarcófagos de madeira e, no século XX, artistas tão diferentes como Jasper Johns e Diego Rivera se valem da técnica.
O trabalho de Marlene Trouva promove o diálogo entre a vegetação do Cerrado e uma imagem que evoca as colmeias de abelhas, símbolo de cooperação, lealdade, disciplina e organização. Perante a destruição do bioma e também com as notícias sobre a progressiva extinção das abelhas, causada por pesticidas, mudanças climáticas e desmatamento de seu habitat, a obra clama pelas duas preservações simultaneamente.
Oscar D’Ambrosio