O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p
Produzida em 2019, a série “Samaumeiras”, de Juliana Brandão (@julianabrandao.art) é constituída de sete estruturas metálicas idênticas e uma pedra bruta (quartzo verde) pendente por um fio de sisal em cada uma delas (46 cm de altura, 20 cm de base e 12 cm de topo, pesando 2,7 kg). A obra, que dialoga com o Artigo 1º (“A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum.”) da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, homenageia uma árvore da Amazônia cujo nome significa “árvore da vida” ou “escada do céu”, considerada pelos indígenas como a “mãe” de todas as outras. As peças estão dispostas em círculo. Cada uma, portanto, se torna uma espécie de sacerdotisa que auxilia a compor um todo regido pelo número sete, relacionado à espiritualidade, e pelo poder curativo e regenerativo das pedras. Assim como as árvores integradas são a base de sustentação de um ecossistema, será que os seres humanos conseguirão formar uma unidade? Essa é uma das muitas perguntas que o trabalho coloca.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio