textos

diárias de bordo

Projeto Março: Mês Internacional da Mulher (19) – “Sem Título”, de Daniele Bloris

Projeto Março: Mês Internacional da Mulher (19) – “Sem Título”, de Daniele Bloris
06/03/2021

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p

Realizado com aquarela e nanquim sobre papel canson em tamanho A3, o trabalho de Daniele Bloris é acompanhado de uma poesia de Andrea Estevão de 2019: “Onde sonhei veludos, só lâminas./Promessas e ossos quebrados/Num golpe de sorte,/Vai. Voa”. Obra visual e texto dialogam com o Artigo 2º da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã: “O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão”. Tanto na imagem, marcada pelo vermelho e pelo preto que apontam, respectivamente, para a a dor e para eventuais cicatrizes; como no poema, em que são mencionadas “lâminas” e “ossos quebrados”, a violência contra a mulher é aludida como uma prática muitas vezes normalizada que precisa ser simplesmente erradicada – e seriamente punida quando ocorre.

Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.

Oscar D’Ambrosio