O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p
A escultura “Vestido de Mulher: A indumentária histórica”, realizada por Eliane Mezari (@elianemezarivivoart) com poliuretano e celulose (35 cm), enfoca a questão do feminino a partir das roupas utilizadas pelas mulheres. Existe toda uma simbologia naquilo que se usa em cada período, que envolve a cultura de uma época, a forma como as mulheres eram vistas e como era entendido seu papel na sociedade. As vestimentas utilizadas, de certa forma, traduzem o posicionamento delas em determinados momentos históricos e perante certos contextos, que vão desde a valorização da sensualidade ao recato puritano. Cada roupa é, portanto, uma maneira da mulher e da sociedade dialogarem com o mundo. Vestir-se, muito mais que um mero ato cotidiano, pode ser um ato de submissão ou de resistência dependendo da aceitação dos padrões vigentes ou da coragem de propor novos paradigmas.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio