O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p
A obra "O Sonho de Frida", de Rosana Amato, reúne diversos aspectos que auxiliam a penetrar no mundo das mulheres. A atmosfera onírica do trabalho se soma à homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo, um ícone na discussão de como experiências afetivas e de saúde pessoal ímpares resultaram em uma obra cuja interpretação não pode ser dissociada de sua biografia. O trabalho que acompanha este post traz como elemento principal o corpo em tons de azul, roxo e lilás, com o bico de um dos seios em destaque, dialogando com a maçã, associada, na cultura judaico-cristã com a sensualidade e a com a expulsão do Paraíso ideal. As fores amarelas, a folhagem verde e a sugestão visual do umbigo, o centro do corpo, e da linha da cintura reforçam o vigor da imagem enquanto uma pesquisa do mistério do corpo e da alma femininas.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio