O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, data em que foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia o Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã em: https://tinyurl.com/unxard9p
Sandrinha Máh, em “Entrelace”, arte digital no Paint (59 x 97 cm), que acompanha este post, representou a família dentro dos seus parâmetros visuais, que estão de acordo com o PREÂMBULO (“Mães, filhas, irmãs, mulheres representantes da nação reivindicam constituir-se em uma assembleia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher”.) e o Artigo 11 (“A livre comunicação de pensamentos e de opiniões é um dos direitos mais preciosos da mulher, já que essa liberdade assegura a legitimidade dos pais em relação aos filhos. Toda cidadã pode então dizer livremente: "Sou a mãe de um filho seu", sem que um preconceito bárbaro a force a esconder a verdade; sob pena de responder pelo abuso dessa liberdade nos casos estabelecidos pela lei”) da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. O tema é tratado anda no poema Família é Melodia, de Raquel Ordones: “Família é uma serenata de encanto/A nota sol em brilho de sonoridade/Extensão de felicidade em acalanto/A nota ré de respeito a toda idade!//Um amor sem dó aqui, muito além/É a perfeita união entre o fá e o mi/São acordes lá do imo que faz bem/Verdades unidas sem pensar no si.//Família é orquestra de bela canção/Diversas notas em acordo comum/Sem perder identidade de nenhum.//Enlace divino abençoado por Deus/Um sim é dado com muita emoção/Família é a poesia, delicada oração!”. Os corações coloridos entrelaçados da obra apontam para a importância da família como rede de apoio para todo ser humano enfrentar dificuldades.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio