O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, data em que foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego. Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 - 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. Leia o Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã em: https://tinyurl.com/unxard9p
Karol Canto, em “Livre, leve, solta”, pintura realizada com tinta a óleo sobre tela (70 x 70 cm), de 2021, dialoga com o PREÂMBULO (“Mães, filhas, irmãs, mulheres representantes da nação reivindicam constituir-se em uma assembleia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher.”) e o Artigo 1º (“A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum”) da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. A obra da pintora, inspirada nas esculturas da artista inglesa Paule Vézelay (1892 – 1984) retoma, por meio das pinceladas, a leveza dos movimentos retorcidos nos arames utilizados pela criadora britânica. Em ambas, as figuras bailam, flutuando pelo espaço em busca da liberdade que as linhas oferecem.
Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e www.facebook.com/odambros . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.
Oscar D’Ambrosio