textos

diárias de bordo

João de Ferro, de Erick Amarante

João de Ferro, de Erick Amarante
03/03/2021

Os chamados contos de fadas são formas de autoconhecimento. A vivência “Iron Hans - O Resgate do Sagrado Masculino”, realizada em São Paulo, SP, pelo artista visual Erick Amarante (@erick.amarante), apresenta diversos elementos que conduzem o participante a pensar qual é a sua função no mundo.

O ponto de partida é o conto de fadas alemão, coletado pelos Irmãos Grimm, intitulado “João de Ferro”, que trata da amizade entre um homem “selvagem” e um príncipe. A história pode ser vista, entre outras possibilidades de interpretação, como uma parábola da passagem de uma criança para a vida adulta, com as perdas e ganhos que a transformação traz.

O projeto de Erick Amarante se dá em uma atmosfera de acolhimento, com coquetel com quitutes preparados pelo próprio artista, contação da história e visitação ao espaço, onde estão as fotos em que o artista se retrata como o personagem central, que se transforma de homem selvagem, em conflito, para um homem natural, harmonizado com a natureza.

Imagens, trilha sonora e ambientação facilitam discutir como o ser humano tem a capacidade de se metamorfosear. Dentro das pesquisas do artista no Projeto Religare, que reativa as potencialidades de reconexão com o mundo interno e externo, a experiência, realizada com padrões de segurança contra a Covid-19, é um reencontro consigo mesmo e com o mundo.

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.