O calendário cristão teve início no ano 1 depois de Cristo porque não houve o ano zero. Portanto, o século 21 não começou em 2000, mas em 2001. As décadas, em consequência, começam no ano 1 de cada uma delas. Esta série vai enfocar brevemente 21 obras de arte do século 21, de 2001 a 2021.
O chinês Ai Weiwei (1957), na exposição “Law of the Journey”, realizada na National Gallery Prague, na República Tcheca, apresenta uma imagem de alto impacto sobre a crise mundial dos refugiados. Coloca então mais de 300 bonecos infláveis em um grande bote salva-vidas, alusão aos que abrigam aquele que se arriscam no alto mar em busca de uma vida melhor.
O trabalho foi esboçado pelo artista após visitar campos de refugiados, como o da ilha de Lesbos, na Grécia. Houve diversas versões dessa instalação, inclusive no Brasil, mas o diferencial, em Praga, além da monumentalidade. é que foi montada em um edifício de grande carga histórica simbólica: o antigo Palácio de Feiras de Negócios de Praga, erguido em 1928.
O local, entre 1939 e 1941, foi utilizado para reunir os judeus antes de serem deportados para o campo de concentração em Terezín. Tanto no período da ascensão nazista como na atualidade dos refugiados, a situação das pessoas é de dolorosa expectativa. O barco de borracha torna-se, portanto, um ícone de um êxodo forçado para o desconhecido.
Oscar D’Ambrosio