O calendário cristão teve início no ano 1 depois de Cristo porque não houve o ano zero. Portanto, o século 21 não começou em 2000, mas em 2001. As décadas, em consequência, começam no ano 1 de cada uma delas. Esta série vai enfocar brevemente 21 obras de arte do século 21, de 2001 a 2021.
Artista japonês com atuação principalmente na pintura e nas mídias digitais, Takashi Murakami (1962) realiza pontes entre diversos universos. O principal é entre a arte tradicional e contemporânea japonesa e a pop norte-americana. É o que podemos ver em “Champagne Supernova Blue” (2013), impressão em offset com prata de 73,8 x 54 cm.
As cores, as flores com sorriso da obra aludem aos estilos mangá (histórias em quadrinhos) e anime (desenho animado) japoneses, referências que levaram o artista a cunhar o termo “superflat”, que descreve manifestações visuais que tem como principal característica um resultado plano, próprio das artes gráficas, animações, da pop art e da arte japonesa em geral.
Murakami alerta para a cultura consumista japonesa. O artista leva as suas resoluções visuais para o animé, a pintura, a escultura, o desenho industrial e a moda. Ele elimina a distinção entre mercadoria e arte, apropriando-se da cultura contemporânea do Japão e da influência ocidental sobre ela para vender o próprio trabalho ao mundo.
Oscar D’Ambrosio