Desde 2020, o Estado de São Paulo tem um mês de ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea. É o Fevereiro Laranja.
Por isso, neste mês faremos um post por artista com obras que privilegiam essa cor.Envie seu trabalho para odambros@uol.com.br!
A participação é gratuita e ajuda a divulgar a campanha!A imagem de Teezinha Bilia que acompanha este post mostra como sempre é possível criar novas situações visuais. Mesmo a partir de elementos cotidianos que parecem simples, a capacidade de instaurar surpresas se dá de diversas formas. A partir de um sol com acolhedor sorriso, de um casal segurando um relógio, de um intenso céu azul e de um gramado verde com flores vermelhas e brancas, é estabelecida uma delicada magia. O plástico toque de estranhamento e de surpresa visual está justamente no interior do objeto. Os ponteiros não apontam para números, mas para os meses e ano, indicando o mês de fevereiro, com o “F” em letra maiúscula e os as marcações dos seus dias em laranja. A imagem consegue assim homenagear o Fevereiro Laranja com criatividade, ajudando a chamar atenção para a importância prevenção da leucemia e a doação de medula óssea.
Oscar D’Ambrosio