textos

diárias de bordo

Pílula curta-metragem: “Poesia do Século XX”

Pílula curta-metragem: “Poesia do Século XX”
18/02/2021

A linguagem do curta-metragem tem suas próprias características. Lidar com menos tempo significa uma maior necessidade de definir melhor aquilo que se deseja dizer. A margem de erro é reduzida quando o desafio é cativar o público em poucos minutos. Nesse aspecto, o planejamento precisa ser mais certeiro.

O Coletivo F Nardy F, dentro do Projeto Mediação e Linguagem 2019, fruto de um trabalho de alunos de uma oficina de vídeo em Itu, SP, dirigida por Marcio Branquinho, que morou em Jandira, SP, é baseado em trechos do poema “Poesia do Século XX”, que integra o livro "Devaneios de Um Poeta”, de Marcos Torquato Ramalho.

Um ponto importante do trabalho é a discussão da passagem do tempo na arte (“Enquanto eu apenas ouço a música sentado,/ deixando em minha mão a velha caneta/ que meu avô escrevia suas poesias/ para minha avó.”), pois as formas de ouvir/escrever arte mudaram, mas a magia da produção permanece.

Existe ainda a questão da imortalidade da arte (“Se minha poesia se tornar um marco/histórico, valeu a pena ouvir música espanhola./E se ela se perder no tempo, valeu a pena ter sentado à poltrona.”). Nesse aspecto, não há dúvidas que o vídeo divulga e torna mais duradoura a obra do poeta.

Assista em: https://youtu.be/nAZLKoIc868

Oscar D’Ambrosio