Jandirarte, uma história cultural da cidade de Jandira
Gênero do cinema que tem como objetivo apresentar um recorte da chamada realidade, o documentário tem uma importante característica. Geralmente, por maior e melhor que seja o planejamento, é no processo de filmagem, com a coletânea de depoimentos, que ele realiza a sua potencialidade.
O documentário “Jandirate: Uma história cultural da cidade de Jandira” (https://youtu.be/UDDcuCYnFlU), nesse sentido, traz protagonistas da cultura desse município paulista. A cultura local é mostrada em suas mais diversas manifestações, começando com a fotografia e finalizando com a música, passando pelas artes visuais, teatro, cinema, literatura, dança e movimentos culturais.
Desde fotos antigas da cidade a cantores de diversos gêneros, o documentário percorre percursos existenciais de pessoas que se valem de diversas linguagens. Os depoimentos conseguem passar ao público como cada criador encontrou, em sua criação artística, seu aminho para expressar emoções e ideias.
O ato de fotografar, pintar, interpretar, filmar, escrever, dançar, integrar ações culturais e artísticas, tocar um instrumento ou cantar constitui um ato de ação e de reação ao mundo. Os entrevistados, de vários estilos e procedências, mas que tem em Jandira um ponto em comum, constituem um painel de variadas manifestações.
Com direção geral de Marcos Torquato e roteiro de Sérgio Terra, o documentário vislumbra um amplo e delicioso conjunto biográfico, psicológico e sociológico em que cada ser humano manifesta sentimentos e percepções como cidadão e produtor cultural de uma cidade que fica a apenas 30 km de São Paulo e que merecia ser melhor conhecida artisticamente.
Oscar D’Ambrosio